Dinâmicas

Dinâmicas para catequese e empresas

Dinâmicas para trabalhar Inteligência Emocional

Dinâmicas para trabalhar Inteligência Emocional

Pilar 1 – Autoconhecimento Emocional

 

Dinâmica: “Espelho Interno”

Objetivo: Identificar e reconhecer emoções em situações reais de trabalho.

Como fazer:

    1. Entregue uma ficha com 3 perguntas:
      • “Quando foi a última vez que você ficou muito irritado no trabalho?”
      • “O que causou isso?”
      • “Como você reagiu?”
    2. Após 5 minutos de escrita, forme duplas e peça para compartilharem o que aprenderam sobre si mesmos com a situação.
    3. Conclua com um bate-papo em grupo: “Que emoções são mais comuns no nosso dia a dia como líderes?”
       

Duração: 20 a 30 minutos
Material: Papel e caneta


Pilar 2 – Autocontrole Emocional

Dinâmica: “6 segundos de escolha”

Objetivo: Treinar o autocontrole diante de conflitos.

Como fazer:

    1. Apresente cenários desafiadores (ex: “Um técnico responde de forma grossa”, “Cliente grita no WhatsApp”).
    2. Peça aos participantes que escrevam:
      • Reação imediata (impulsiva)
      • O que fariam se respirassem por 6 segundos antes de reagir
    3. Compartilhem em grupo as diferenças entre a reação e a resposta pensada.
       

Duração: 15 a 20 minutos
Material: Cartões com cenários e canetas


Pilar 3 – Motivação Interna

Dinâmica: “Meu porquê”

Objetivo: Conectar o trabalho ao propósito pessoal.

Como fazer:

    1. Em uma folha, peça que respondam:
      • “Por que você escolheu trabalhar aqui?”
      • “O que te faz continuar mesmo nos dias difíceis?”
      • “Qual impacto você quer causar na equipe ou nos clientes?”
    2. Voluntários compartilham suas respostas.
    3. Finalize perguntando: “Como podemos ajudar uns aos outros a manter esse propósito vivo?”
       

Duração: 20 a 30 minutos
Material: Papel e caneta


Pilar 4 – Empatia

Dinâmica: “Escuta em silêncio”

Objetivo: Praticar escuta ativa e empática.

Como fazer:

    1. Forme duplas. Um fala por 2 minutos sobre uma situação difícil que enfrentou (pode ser pessoal ou no trabalho).
    2. O outro não pode interromper, apenas ouvir e depois resumir com empatia, dizendo:
      • “O que eu entendi foi…”
      • “Imagino que isso tenha sido…”
    3. Inverta os papéis e discuta: como foi ser ouvido de verdade?
       

Duração: 20 a 25 minutos
Material: Nenhum


Pilar 5 – Habilidades Sociais

Dinâmica: “Feedback do bem”

Objetivo: Treinar feedback construtivo, com foco no relacionamento.

Como fazer:

    1. Cada participante sorteia um nome do grupo (ou monta duplas).
    2. Deve dar um feedback positivo ou de melhoria com esta estrutura:
      • Fato: “Observei que você…”
      • Sentimento: “Isso me fez sentir…”
      • Pedido: “Seria legal se você…”
    3. Encoraje o uso de tom respeitoso e linguagem construtiva.
       

Duração: 20 a 30 minutos
Material: Papéis com nomes ou organização por sorteio

Sobre Domingos Nunes

Domingos Nunes trabalha com tecnologia em telecom. Une tecnologia, fé e desenvolvimento pessoal para inspirar e transformar vidas.

Contatos

Av. Celso Pinheiro, 1786 - Cristo Rei, Teresina - PI, 64015-310

86 98146 9747