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Domingos Nunes
- 08/08/2025
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Dinâmicas para trabalhar Inteligência Emocional
Pilar 1 – Autoconhecimento Emocional
Dinâmica: “Espelho Interno”
Objetivo: Identificar e reconhecer emoções em situações reais de trabalho.
Como fazer:
- Entregue uma ficha com 3 perguntas:
- “Quando foi a última vez que você ficou muito irritado no trabalho?”
- “O que causou isso?”
- “Como você reagiu?”
- Após 5 minutos de escrita, forme duplas e peça para compartilharem o que aprenderam sobre si mesmos com a situação.
- Conclua com um bate-papo em grupo: “Que emoções são mais comuns no nosso dia a dia como líderes?”
Duração: 20 a 30 minutos
Material: Papel e caneta
Pilar 2 – Autocontrole Emocional
Dinâmica: “6 segundos de escolha”
Objetivo: Treinar o autocontrole diante de conflitos.
Como fazer:
- Apresente cenários desafiadores (ex: “Um técnico responde de forma grossa”, “Cliente grita no WhatsApp”).
- Peça aos participantes que escrevam:
- Reação imediata (impulsiva)
- O que fariam se respirassem por 6 segundos antes de reagir
- Compartilhem em grupo as diferenças entre a reação e a resposta pensada.
Duração: 15 a 20 minutos
Material: Cartões com cenários e canetas
Pilar 3 – Motivação Interna
Dinâmica: “Meu porquê”
Objetivo: Conectar o trabalho ao propósito pessoal.
Como fazer:
- Em uma folha, peça que respondam:
- “Por que você escolheu trabalhar aqui?”
- “O que te faz continuar mesmo nos dias difíceis?”
- “Qual impacto você quer causar na equipe ou nos clientes?”
- Voluntários compartilham suas respostas.
- Finalize perguntando: “Como podemos ajudar uns aos outros a manter esse propósito vivo?”
Duração: 20 a 30 minutos
Material: Papel e caneta
Pilar 4 – Empatia
Dinâmica: “Escuta em silêncio”
Objetivo: Praticar escuta ativa e empática.
Como fazer:
- Forme duplas. Um fala por 2 minutos sobre uma situação difícil que enfrentou (pode ser pessoal ou no trabalho).
- O outro não pode interromper, apenas ouvir e depois resumir com empatia, dizendo:
- “O que eu entendi foi…”
- “Imagino que isso tenha sido…”
- Inverta os papéis e discuta: como foi ser ouvido de verdade?
Duração: 20 a 25 minutos
Material: Nenhum
Pilar 5 – Habilidades Sociais
Dinâmica: “Feedback do bem”
Objetivo: Treinar feedback construtivo, com foco no relacionamento.
Como fazer:
- Cada participante sorteia um nome do grupo (ou monta duplas).
- Deve dar um feedback positivo ou de melhoria com esta estrutura:
- Fato: “Observei que você…”
- Sentimento: “Isso me fez sentir…”
- Pedido: “Seria legal se você…”
- Encoraje o uso de tom respeitoso e linguagem construtiva.
Duração: 20 a 30 minutos
Material: Papéis com nomes ou organização por sorteio